Enquanto via a dança cigana como uma forte energia, onde prevalecia a alegria, o colorido e a graça de movimentos, não imaginava o que conheceria ao entrar nesse curso, o quanto aprenderia sobre além da dança com tantas informações. Me foi apresentado um mundo tão rico em cultura, etnia, história, como se abrisse a porta não só para a dança, mas para o mundo.

    Durante muito tempo, estudei passos e movimentos sem nos aperceber para que? De onde vem? Por quê? Jamais imaginaria o quanto de sofrimento esse povo carrega, de onde vem sua coragem, mistérios, encantos, o significado de seus movimentos, sua magia, como é gratificante conhecer sem miscigenação e tabu, a história de um povo tão lindo, dessa herança de cada canto do mundo.

    Mhel, sou eternamente grata por essa generosidade e, principalmente, por essa seriedade, sempre em busca do que é verdadeiro,  além de enriquecer minha dança, você me atualizou não só do lugar onde vivo, mas me deu um globo de informações, lutas, culturas e beleza. Me ensinou que o cigano não é esse aqui,  que a dança não é aquela, a historia não é como se conta, que eles estão aqui, ali, em todo lugar. Meu curso de extensão me levou da arte para o mundo, da dança para o conhecimento, me conectando com tudo. Mais uma vez, muito obrigada, pela riqueza e pelo presente de cultura que você deixou em minha caminhada.

Depoimento:
Suzana Maria

    O curso de extensão em Dança Cigana, foi uma experiência incrível, navegamos por histórias e culturas de um povo que com o tempo foram abafadas ou simplesmente não contadas por conveniência, como o ocorrido com os ciganos durante o holocausto, também posso dizer que contribuiu muito para o meu autoconhecimento como bailarina e pessoa com o contato com o grupo e pelo acompanhamento que temos da professora.

    Participar desse aprendizado foi extremamente gratificante.

    Tudo começou quando senti necessidade de me aperfeiçoar na dança cigana, pois já dançava há algum tempo. Foi então que procurei, às cegas, sem qualquer indicação, um curso de “Especialização em dança e cultura cigana.

    Fui apresentada a um universo totalmente novo. Foi então que percebi o quanto eu NADA sabia.

    No começo foi assustador, depois, desafiador. Era praticamente um curso de graduação. Só pensava, “onde foi que me meti?”

Como não acredito no acaso, sentia e vivenciava algo totalmente fascinante e encantador... eu já estava envolvida. Desistir jamais!

    Esse mundo me fora apresentado pela mestra Mhelani Souza, que me acolheu desde sempre, acreditou na minha vontade de aprender e confiou que eu seria capaz de fazer o meu melhor. Com toda doçura, mas por outro lado, com tanta garra, transmitiu o conhecimento que eu não tinha e me aperfeiçoou em todos os sentidos. Dizia sempre: “Um dia vocês vão me agradecer!”

    E hoje, eu realmente agradeço, pois tenho segurança e conhecimento suficiente (embora conhecimento estamos sempre adquirindo), para ensinar a dança e passar a cultura cigana, que eu respeito e tanto amo, adiante.

 

 

Depoimento: 
Isabelle Melisa 
 
Depoimento:
Cynthia Zambrano
  • Facebook Alegria Cigana
  • Instagram Alegria Cigana
  • YouTube Alegria Cigana
  • Twiter Alegria Cigana
  • Blogger Alegria Cigana
  • Google+ App Icon

Espaço Alegria Cigana

Escola de Dança ao lado do Metro Carrão

Rua Platina, 1528 - São Paulo

Telefone: 11 2307-5001 

Segunda à Quinta das 15:00 às 21:30

Sábados das 9:00 às 15:00

contato@alegriacigana.com.br