Dança Cigana

A Dança não é encarada como um ofício pelos Ciganos.Há uma antiga lenda que diz que os Ciganos dançam desde o útero materno, nascem realizando uma coreografia própria de quem tem sangue cigano nas veias. Além de sua forma sedutora, está carregada de simbolismo.A liberdade, descontração e improvisação concedida pela Dança, pelo momento e sentimento que estiver passando a dançarina, faz com que ela transmita uma poderosa energia no momento de interpretação.A dança e a música cigana traz influência dos diversos países por onde os ciganos já passaram como Índia, Egito, Rússia, Hungria, Sérvia, Espanha, dentre outros.

Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza, pois para o cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã. Pode ser praticada por homens e mulheres e não há restrição quanto à idade ou tipo físico.

A Dança Cigana é um convite para conhecer a si mesma, é um resgate do ser maravilhoso que existe dentro de cada um de nós. É um convite ao AMOR. Por: Mhelani Souza

 

Seus benefícios são:

 

Melhora a alta estima, flexibilidade física e mental, trabalha a feminilidade, estimula o trabalho das funções psicomotoras, desenvolve expressividade corporal e dramatização.

Danças Árabes

As danças árabes são formadas por dança do ventre e danças folclóricas árabes. A dança do ventre originalmente era praticada em diferentes regiões do Oriente Médio e Àsia Meridional. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. É composta por uma série de movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893. Era conhecida no Oriente como Racks el Sharqi (literalmente "dança oriental"), ou Racks Bládi (literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular"), ou pelo termo turco çiftetelli (tschifftitilli ou τσιφτετέλι, em grego).Sua origem ainda não é certa, mas acredita-se que remonta ao Período Matriarcal, como culto primitivo à Deusa Mãe como um ritual sagrado.

Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade e celebravam a vida. Seu objetivo também era ensinar as mulheres os movimentos para lidarem com o corpo durante a época mestrual a gestação e também durante o parto.

Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média. Não há, contudo, registros em abundância da evolução na Antiguidade.

As danças folclóricas mostram as diversidades de cada região do mundo árabe. Sua origem parte de manifestações sociais e culturais dos antepassados e relação com a natureza. Possuem música, trajes e ritmos próprios.

Seus benefícios são:

 

Físicos: Preparação para ao parto, recuperação do tônus muscular pós -parto, combate a problemas relacionados ao abdômen (TPM, cólicas, constipação intestinal e dores renais), alongamento geral do corpo sem riscos de lesões, distensões ou contraturas (obviamente, através de exercícios bem administrados), tonificação da musculatura de forma gradual e "de dentro para fora", fortalecimento dos órgãos localizados no abdômen, tornando -os mais eficientes e ativos, postura correta e confortável, equilíbrio e energização, respiração correta, auxílio em dietas de perda e ganho de peso.

 

Psicológicos/emocionais/sociais: Resgatar da auto -estima, aprender a sensualidade,sem vulgaridade, perceber os valores ligados ao ser humano e a natureza e não à aparência, despertar interesse por música, ritmos e cultura orientais, proporcionar o relaxamento mental/ diversão, promover a boa convivência com amigos, colegas e familiares, incentivar a boa convivência com a natureza, conscientizar sobre a responsabilidade social de cada mulher (como educadoras da nova geração).

Ballet 

O Ballet Clássico é considerado a base de todas as danças. Esta modalidade é uma excelente opção de exercício para quem deseja ter uma mente tranquila e um físico saudável.

É uma atividade prazerosa, porém exige disciplina, podendo ser realizada por todas as idades.

 

Seus benefícios são:

Melhora a auto estima, consciência corporal, concentração, criatividade, alongamento, flexibilidade, fortalecimento muscular, postura e coordenação motora.

Jazz

O jazz é uma forma de expressão corporal e pessoal, possui características marcantes como a explosão de energia e um ritmo pulsante.Apesar de utilizar como base a técnica do ballet clássico, é uma dança vigorosa e descontraída, muitas vezes associada a musicais e shows.

Pode ser praticado por crianças, jovens e adultos.

 

Seus benefícios são:

 

Melhora a auto estima, coordenação motora, ativa a circulação, aumenta resistência física, proporciona maior agilidade, ritmo e memória.

Flamenco

De ritmo fortemente marcado, o flamenco tem sua origem na região espanhola de Andaluzia. No início, era costumeiramente apresentado nos "cafés cantantes" pelos ciganos. A bailarina acompanha a música também com palmas e sapateados característicos.

Na década de 50, seu grande representante Paco de Lucia trouxe uma vertente contemporânea para esta dança, incorporando outros elementos musicais como o jazz.

As dançarinas também utilizam mantóns (xales espanhóis) e abanicos (leques espanhóis) para dançar.

 

Seus benefícios são: 

 

Resistência física, fortalecimento muscular, melhora da postura e coordenação motora, desenvolve a musicalidade e ritmo.

Tribal

A dança étnica contemporânea é uma fusão de movimentos extraídos de danças de culturas diversas, populares e clássicas, folclóricas e urbanas. Mais conhecida como Tribal Fusion, o estilo surgiu no final década de 60, quando a bailarina de dança do ventre Jamila Salimpour (Califórnia - EUA) fez uma viagem pelo oriente e se encantou com a representação da cultura daqueles povos retratada através das danças. De volta à América, ela decidiu agregar ao seu trabalho coreográfico e aos seus figurinos, elementos daquelas culturas, apresentando um novo estilo de dança.

Aerodance
Yoga
Psicoterapia
  • Facebook Alegria Cigana
  • Instagram Alegria Cigana
  • YouTube Alegria Cigana
  • Twiter Alegria Cigana
  • Blogger Alegria Cigana
  • Google+ App Icon

Espaço Alegria Cigana

Escola de Dança ao lado do Metro Carrão

Rua Platina, 1528 - São Paulo

Telefone: 11 2307-5001 

Segunda à Quinta das 15:00 às 21:30

Sábados das 9:00 às 15:00

contato@alegriacigana.com.br